segunda-feira, 21 de julho de 2014

Metallica ou Poptallica?

O texto que se segue pode ser lido por qualquer pessoa, mesmo aqueles que não conheçam ou gostem dos Metallica.




Quem nunca ouviu falar dos Metallica? Muito poucos... Eles são uma banda extremamente mediática, com músicas para todos os gostos. É interessante analisar a evolução desta banda, desde que James Hetfield, o vocalista actual, respondeu a um anúncio de Lars Ulrich, o baterista actual, para formar uma banda.
Como se diz, o resto é história, e em 1983, já com Dave Mustaine (actual vocalista/guitarrista dos Megadeth) e Ron McGovney, nasce o primeiro albúm dos Metallica, Kill 'Em All.



Durante as gravações do albúm, Mustaine foi expulso da banda, por problemas com drogas, sendo que Kirk Hammett entrou no seu lugar. Ron McGovney também saiu antes das gravações (se alguém souber porquê, diga) e foi substituído por Cliff Burton. Nesta transição, que na verdade durou um par de anos, vemos os efeitos e as influências que Hammett e, principalmente, Burton, trouxeram. Os grandes êxitos aparecem aqui, num albúm chamado Master of Puppets.



Contudo, a 27 de Setembro de 1986, os Metallica, para mim, acabaram. Depois de um acidente do autocarro da banda, Cliff Burton falece. Para os que ainda não perceberam, Burton era a principal fonte de inspiração da banda.
Aproveito este momento, para dar um salto temporal na história, e apenas fazer um pequeno resumo. Com a morte de Burton, os Metallica estiveram quase a acabar. Contudo, em memória do falecido, decidiram continuar. Novos membros foram entrando e os Metallica foram revisitando os êxitos antigos, em memória de Burton.
E And Justice for All nasce, um albúm que teve um enorme sucesso cormercial.



Comercial é a palavra chave aqui. Até porque todas as bandas de Heavy Metal, na altura, eram consideradas underground e, para se poder ouvir e comprar material destas bandas, tinhamos de entrar em caves e outros sítios muito dúbios. Mas os Metallica estavam na ribalta, e para continuarem lá, decidiram vender-se e mudar o seu estilo. Albúns como Load, Reload e St. Anger são provas desta mudança.



Deste então, os Metallica lançaram mais albúns, mas nunca com a garra, energia e poder de Burton. Sem dúvida que os anos de ouro desta banda foram os anos 80, e a morte de Cliff Burton foi um golpe demasiado duro na qualidade da banda. Os Metallica de agora encostam  a sua fama aos tempos antigos e aos seus concertos ao vivo. Tal como 90% dos artistas Pop, os Metallica dos dias de hoje só são bons quando ouvidos ao vivo.


E aqui está o primeiro texto. Espero que seja do vosso agrado e que não vos tenha aborrecido... muito.

PS: Só ouvindo as músicas é que conseguem perceber a evolução e declínio dos Metallica.

Bónus vídeo-Dave Mustaine a provar o que é Metal, ainda nos dias de hoje:




Abraços.

Sem comentários:

Enviar um comentário